quinta-feira, 31 de março de 2011

TERAPIA DE SAÚDE PELA MENTE

"Conheça a ti mesmo e a verdade vos libertará"

Nossas vidas sucessivas

Não mais é possível acreditarmos que nossas vidas comportem apenas a existência atual. Independente do credo religioso, nossas mentes já não aceitam mais que algumas pessoas sejam dotadas de saúde, beleza, progresso, sucesso, etc., e outras relegadas à condição de doentes, sem beleza, com vidas estagnadas, destinadas ao sofrimento e à dor, por puro capricho de Deus ou do acaso. Precisamos de um raciocínio lógico, coerente, que nos dê as respostas para os sofrimentos da vida, que nos diga o quê estamos fazendo nessa vida, de onde viemos e qual o nosso destino final. Mais ainda, precisamos de ferramentas que nos leve à paz e à felicidade, procurando encaminhar nossa existência atual para o rumo que traçamos antes dessa reencarnação, corrigindo os desvios equivocados que tomamos.

Quando se fala de vida após a morte e de reencarnação, alguns rejeitam por considerarem algo religioso. Outros dizem que isso é coisa do Espiritismo e não deveríamos utilizá-lo no consultório psicoterápico.

Precisamos entender que as questões da vida após a morte e da reencarnação fazem parte de uma ciência que sempre existiu e que vem sendo estudada há milênios e que tomou força, há pouco mais de 150 anos, quando Hippolyte Léon Denizard Rivail, cognominado Allan Kardec, pesquisador céptico, descobre ali as leis que regem o mundo dos espíritos. Por muitos considerado o pai do Espiritismo, não o foi, mas sim, o codificador da Doutrina Espírita (ou Espiritismo). Deixou obra feita e depois do seu desenlace ninguém pode conhecer bem o Espiritismo sem conhecer essa figura notável que foi Allan Kardec. Codificou a Doutrina Espírita, também chamada Espiritismo, utilizando por base a ciência do mundo espiritual. Portanto, a Psicoterapia Holística para Distúrbios Mentais e a Terapia de Saúde pela Mente - (PHDM e TSM) utilizam como base a ciência do mundo espiritual para ajudar às pessoas a resolverem suas questões de fobias, personalidade, raivas, mágoas, tristezas, vícios, transtornos mentais e as mais diversas doenças que a medicina e a psicologia oficial ainda não encontraram suas origens, e entendem que está no corpo ou na vida desde a infância, a gênese desses distúrbios.

Com essas terapias muito será agregado ao trabalho dos médicos e psicólogos. No passado não muito distante torturávamos e queimávamos nas fogueiras inquisitoriais pessoas que diziam escutar, conversar ou ver espíritos ou que demonstravam qualquer comportamento inadequado com a cultura religiosa da época. Progredimos, passamos a trancafiar essas pessoas em manicômios, isolando-os da sociedade, mas com tratamento ainda muito pouco humanizado. Na segunda parte do século passado iniciou-se a luta AntiManicomial, abolindo o tratamento de choque, os depósitos humanos nas instituições psiquiátricas, passando a utilizar medicamentos mais estáveis, e devolvendo o paciente às suas famílias, permitindo que passem o dia nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como dispositivos da reforma psiquiátrica, voltando ao convívio do lar à noite, para dormir e compartilhar da convivência familiar.

Acreditamos que com a chegada da PHDM e TSM, a psicologia e a psiquiatria irão ao encontro da gênese do problema, ultrapassando a barreira da vida atual, entendendo que estamos ligados às questões vividas em outras existências.

Como funcionam essas terapias?

Não se trata de Terapia de Vidas Passadas (TVP), que é conduzida pelo terapeuta, acessando a história do paciente de forma cronológica, até encontrar a origem do problema que esteja influenciando a vida do seu paciente. A THDM e TSM é conduzida pelo mentor espiritual do paciente, que conhece como ninguém suas vidas interligadas, indo diretamente aos momentos históricos com os quais a pessoa se comprometeu.

Esse tipo de tratamento veio do mundo espiritual e está sendo desenvolvido por alguns pesquisadores do norte ao sul do país. É um avanço para a Psiquiatria e para a Psicologia.

Mas como entender que essa terapia veio do mundo espiritual?

Os Espíritos benfeitores, como Dr. Bezerra de Menezes, André Luis, Manoel Philomeno de Miranda, entre vários outros luminares, através das psicografias seguras de Chico Xavier, Divaldo Franco, D. Yvonne Pereira entre outros, vêm nos sinalizando há décadas que a gênese dos transtornos mentais, bem como da maioria das doenças, não está na existência atual, mas nas energias que acumulamos e nas transgressões das Leis Divinas, obrigando-nos a buscarmos a reparação para encontrarmos a paz e a felicidade perdida há muito. A Lei de Causa e Efeito, da qual não temos como fugir diz:

A cada atitude corresponde um efeito de idêntica expressão, impondo retificação de aprimoramento na mesma proporção, ou seja, temos que despender um esforço para repor as energias positivas do mesmo modo que despendemos esforço para produzir as energias negativas que se acumulam em nosso perispírito.”

Alguns poderão dizer: “Mas isso é coisa do Espiritismo.” Não amigos, isso é ciência e que está disponível para aqueles que se despojarem dos atavismos científicos voltados para a vida material. Precisamos quebrar os paradigmas do corpo físico e avançarmos no espírito, compreendendo que a gênese da maioria das doenças, físicas ou mentais, está em nossas vidas sucessivas e na necessidade de corrigirmos esses equívocos (pelo amor) ou resgatarmos no corpo físico e mental as conseqüências das atitudes equivocadas do passado.

Portanto, boa parte das respostas sobre as nossas dores estão inseridas nessa lei. Basta regredirmos às vidas passadas para entendermos como nos comprometemos.

Essa terapia sempre foi utilizada pelos Espíritos durante o desdobramento do sono para resolver as questões que ficaram pendentes em outras vidas. Quando sonhamos que estamos em alguma reunião, em que há pessoas que não conhecemos, mas que há alguém que identificamos, mas que tem outra aparência, nada mais é que uma regressão à vida passada, encontrando com outras pessoas com as quais vivemos, mas que atualmente não estão encarnadas conosco (por isso que não as reconhecemos), e identificamos alguém que conhecemos atualmente com outra aparência, às vezes até com sexo diferente do que hoje se apresenta.

Essas reuniões são feitas para ajustar antigas antipatias, remover traumas, etc. de outras existências.

Apresentamos a seguir, alguns casos tratados nos últimos meses de fobias, enxaqueca e doença psicossomática, esquizofrenia, transtorno bipolar e mudança de personalidade e relacionamento.

Temos por hábito pedir aos nossos pacientes que nos enviem um relatório por e-mail, descrevendo toda a experiência regressiva. Temos com essa atitude dois objetivos: Primeiro: Fazer com que o paciente se lembre de tudo que sofreu e que esse sofrimento nada tem a ver com a vida atual, fixando na mente um sentimento de liberdade nessa nova vida. Segundo: O paciente dificilmente fala tudo que vê. No momento da regressão ele está envolvido por emoções e é difícil traduzir em palavras tudo o que sente naquela hora. Dessa forma, temos um relatório mais fiel, que nos auxilie na análise, compreensão e formação de juízo dessa nova terapia.

Portanto, as regressões descritas em negrito e itálico foram feitas com as próprias palavras dos pacientes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário